slidedown

Como procurar emprego através das redes sociais

Atualmente passamos uma grande parte do nosso tempo à frente de um computador. Esta tendência tem influência também na nossa vida profissional. Estudos apontam que cerca de 49% da população mundial utiliza as redes sociais para procurar emprego  e o facebook ocupa o primeiro lugar nessa pesquisa.

Nos dias de hoje é cada vez mais comum as empresas e os empregadores utilizarem as redes sociais, para divulgarem as ofertas de emprego e selecionar os candidatos, sendo o chamado “social recruiting” uma realidade.

Mas afinal, sabemos valorizar-nos e tirar proveito do nosso perfil social? Como podemos aproveitar todos os benefícios que estas ferramentas proporcionam e utilizá-las a nosso favor?

Damos aqui algumas dicas para o ajudar a potenciar a sua presença nas redes sociais

 

Não espere resultados imediatos

É comum conhecer pessoas que procuram emprego diariamente na internet e que não são selecionados de forma rápida,  para uma emprego. O registo do seu currículo na área de “Candidaturas Espontâneas” das empresas é apenas o primeiro passo. A dica é para que não se esconda atrás do computador e mantenha seu relacionamento com profissionais da área.

Coerência

Tem que haver um elo de ligação entre o seu currículo e aquilo que escreve e partilha nas redes sociais. É normal as empresas utilizarem as redes sociais para saberem mais sobre os candidatos e quando há falta de coerência entre o seu perfil e o que está no seu currículo pode ser um fator negativo.

Transparência 

Mostre aquilo que é. Partilhe conteúdos que demonstrem as suas competências profissionais e valores. Mas cuidado com aquilo que partilha, para não ser considerado embaraçoso aos olhos do empregador.

Utiliza as Palavras certas

Através das redes sociais é possível descrever a sua identidade, competências e formação. Não basta dizer, tem que demonstrar. Mas como? Publique conteúdos da sua área de atuação ou da área que gostava de trabalhar, demonstrando interesse, conhecimento e motivação, de forma a se destacar.

Potencialize os seus contatos

Ao procurar as empresas onde tem interesse em trabalhar, pesquise entre os seus contactos se eles trabalham na empresa ou se conhecem algum colaborador que possa apresentá-lo. Isso pode aumentar as suas hipóteses quando se candidatar a um emprego.

Construa a sua influência online 

Dedique tempo ao networking e não o faça apenas quando precisa. Vale a pena investir alguns minutos diários a procurar novos contactos ou ainda compartilhar conteúdos relevantes nas redes sociais.

Seja participativo

Além de manter as suas informações atualizadas e partilhar conteúdo relevante, faça parte de grupos que estejam relacionados com a sua área e participe em grupos de discussão.